Sociologia política da guerra camponesa de canudos



Cem anos depois da destruição de Canudos e a morte dos seus defensores, há a necessidade de se resgatar da penumbra em que esteve até hoje o seu significado político. Movimento social dos mais significativos, é visto ainda ou através de uma manifestação de religiosidade popular, ou como um simples episódio de misticismo no qual as populações sertanejas expressaram os seus sentimentos de fanatismo religioso. O máximo que se costuma destacar nele é a manifestação de heroísmo dos seus habitantes, os quais lutaram abnegadamente até o último homem na defesa de um “falso direito” na expressão de Rui
Barbosa. O seu conteúdo de protesto organizado na direção de reordenar as relações sociais no campo, expresso através de véus ideológicos possíveis e compatíveis com a época e as circunstâncias é
muitas vezes escamoteado e ressaltada a forma messiânica através da qual ele se expressou. No entanto, Canudos é um dos movimentos sociaismais importantes da América do Sul e culminou na maior guerra civil do Brasil, depois da Cabanagem no Pará e do Contestado em Santa Catarina- Paraná. O seu conteúdo social e por isto também político não tem sido devidamente avaliado.

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