Geografia da Fome -Josué de Castro



    Cientista e cidadão do mundo, o pernambucano Josué de Castro foi um pioneiro em seu tempo, lutando contra o tabu dos meios acadêmicos com seus estudos e seu combate à fome. Autor dos clássicos Geopolítica da Fome, Geografia da Fome e Homens e Caranguejos, ele é lembrado na passagem dos 30 anos de sua morte com a Semana Josué de Castro, que tem início hoje na Fundação Joaquim Nabuco.

   Embora a fome e a miséria nunca tenham sido erradicadas no Brasil, como pretende agora o presidente Lula, o que dá à obra de Josué de Castro uma cruel atualidade, suas obras durante muito tempo eram raras de ser encontradas e circulava em meios restritos, sendo praticamente banida nos anos da ditadura militar instaurada em 1964. 
    O assunto deste livro é bastante delicado e perigoso. A tal ponto delicado e perigoso que se constituiu num dos tabus de nossa civilização. É realmente estranho, chocante o fato de que, num mundo como o nosso, caracterizado por tão excessiva capacidade de escrever-se e publicar-se, haja até hoje tão pouca coisa escrita acerca do fenômeno da fome, em suas diferentes manifestações.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A geografia do Brasil em Slides