Noções de Cartografia - IBGE


Cartografia

Cartografia (do grego chartis = mapa e graphein = escrita) é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. O vocábulo foi pela primeira vez proposto pelo historiador português Manuel Francisco Carvalhosa, 2.º Visconde de Santarém, numa carta datada de 8 de Dezembro de 1839, de Paris, e endereçada ao historiador brasileiro Francisco Adolfo de Varnhagen, vindo a ser internacionalmente consagrado pelo uso. Das muitas definições usadas na literatura, colocamos aqui a atualmente adaptada pela Associação Cartográfica Internacional (ACI):

Conjunto dos estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que intervêm na elaboração dos mapas a partir dos resultados das observações directas ou da exploração da documentação, bem como da sua utilização.

Tendo em vista a grande contribuição e influência da cartografia na ciência geográfica, estamos disponibilizando este livro: Nocões de Cartografia, publicado pelo IBGE, que servirá como material de apoio pra seus estudos e suas pesquisas. Boa leitura!! 

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR O DOWNLOAD
 
Postado por: Gênesis Guedes (genesisunderground@hotmail.com)


Comentários

  1. no tempo do google maps esse negócio de cartografia é totalmente dispensável!
    heheheh
    vlw

    ResponderExcluir
  2. Discordo de você, se fosse por isso a cartografia já teria se tornado uma ciência morta e inválida!E pelo contrário, ela está aí bem viva e sendo bastante utilizada por várias ciências, inclusive pela Geografia! Pense bem sobre isso!!
    Abraço...

    ResponderExcluir
  3. O google maps é apenas uma representação digital da cartografia, e assim o embasamento que permite a utilização do Google maps está atrelado aos fundamentos da cartografia! Resumido sem a ciência cartografica não existiria o google maps.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A geografia do Brasil em Slides