O que é Capitalismo - Afrânio Mendes Catani


Das teorias que procuram explicar o que é capitalismo, destacam-se duas grandes correntes representadas por Max Weber (1864-1920) e por Karl Marx (1818-1883). A primeira corrente busca explicar o capitalismo através de fatores externos à economia. Para M. Weber, o capitalismo se constituiu a partir da herança de um modo de pensar as relações sociais legada pelo movimento da Reforma na Europa: do protestantismo de Lutero e mais ainda do calvinismo. A idéia principal neste modo de pensar refere-se à extrema valorização do trabalho, da prática de uma profissão e na busca da salvação individual. A criação de riquezas pelo trabalho e poupança seria um sinal de que o individuo pertencia ao grupo dos “predestinados”. 

A segunda corrente parte de uma perspectiva histórica e define capitalismo como sendo determinado por um modo de produção de mercadorias, gerado historicamente desde inicio da Idade Moderna e que encontrou sua plenitude no intenso processo de desenvolvimento industrial inglês, ao qual se chamou Revolução Industrial. O capitalismo significa não apenas um sistema de produção de mercadorias, como também um determinado sistema no qual a força de trabalho se transforma em mercadoria, e se coloca no mercado como qualquer objeto de troca.
CATANI, Afrânio Mendes. O que é Capitalismo.
Postado por: Marcus Antonio (mmatrix5@hotmail.com)

Comentários

  1. 3) Um dos fatores que levaram o capitalismo a tornar-se o modo de produção dominante em escala mundial é seu impulso pela acumulação ampliada de capital, aliado ao estímulo à busca do progresso técnico nos processos de produção. Segundo Catani, para Karl Marx, um elemento central na explicação dessas características do capitalismo é o fato de, nesse sistema, a força de trabalho ter-se tornado uma mercadoria. Explique de que forma Marx relaciona a mercantilização da força de trabalho à busca pelo aprimoramento técnico da produção no capitalismo:
    me ajuda com essa questao?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A geografia do Brasil em Slides